Notícia

Qual é a importância da sinalização de segurança?

Para começar, é importante conceituar o que é sinalização de segurança:

Sinalização é o conjunto de estímulos que informam um indivíduo sobre a melhor conduta a tomar perante determinadas circunstâncias e situações importantes. Quando aplicamos esse mesmo conceito atrelado ao tema “segurança“, fica ainda mais crítico que esses estímulos sejam claros e objetivos – afinal de contas, em uma situação de emergência, qualquer segundo pode ser crucial.

Quando uma sinalização é bem feita e planejada é possível se movimentar por locais desconhecidos, como hospitais ou até mesmo empresas, sem se perder, através de uma caminhada fluída e natural. Quando falamos de uma caminhada natural por um ambiente, não estamos imaginando uma situação de risco. Agora, imagine uma situação inesperada, como falta de energia. É importante que a sinalização de segurança também seja eficiente, proporcionando às pessoas saírem do local onde se encontram sem se machucarem ou causarem algum acidente. Nessa hora é importante uma iluminação de emergência ou uma sinalização fotoluminescente.

A comunicação voltada para a segurança deve atender à Norma Regulamentadora 26. A função dessa norma é identificar, por exemplo, quais as cores das placas de segurança utilizadas em estabelecimentos ou locais de trabalho, indicar e advertir sobre riscos existentes, identificar equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases, entre outros. Tudo deve estar dentro das normas técnicas oficiais.

Muitas vezes, acidentes e lesões podem ser evitados com a simples colocação de uma placa com os avisos “cuidado piso molhado”.